De escola pública à USP

by - fevereiro 07, 2019



Preparação para o ENEM:

Em 2017 pedi uma doação de livros antigos de todo o ensino médio a secretaria do meu colégio (o Constantino). Esse foi o material utilizado na minha preparação para o ENEM 2018. 

No final de 2017 fiz uma revisão básica de matemática para solidificar a base que já possuía e inciei oficialmente os estudos para tal exame no dia 01/01/2018. Quando começaram as aula do 3º ano do ensino médio (turno matutino), minha rotina vespertina de segunda a sexta consistia em estudo das 13:00 horas às 21:00, com uma hora de pausa (17 horas), além disso, separava as duas últimas horas desse período para revisar e fazer as atividades escolares. 

Ademais, sábado era reservado nos três turnos para mais estudo e escrita de redações (no mínimo uma por semana), as quais foram até o primeiro semestre corrigidas essencialmente por minha professora de redação a Leotelma, contudo, com as primeiras avaliações da escola conclui que ela ficaria muito sobrecarregada ao corrigir o total de texto dissertativo que eu escrevia, então aproveitando o dinheiro que juntei trabalhando como jovem aprendiz do 1º ao 2º ano do ensino médio comprei alguns créditos de correção on-line na plataforma Imaginie. 

Domingo, por sua vez, era totalmente dedicado a: pela manhã revisões do conteúdo estudado na semana, por intermédio de exercícios e elaboração de fichas bem resumidas; a partir de 12:30 até por volta de 18 horas eu simulava, com as provas antigas do ENEM e cronometragem, como seria meu desempenho e estratégias para o dia oficial; no período noturno corrigia os simulados realizados. 

 Confesso que essa rotina não era flexível. Todavia, minha forma de diversão era ler livros de gêneros variados (algo que amo) e assim ao mesmo tempo aumentar minha bagagem sociocultural, a qual foi complementada pela pesquisa de leis, atualidades, acompanhamento do Salto para o futuro que debate temas essenciais, além do estudo de teorias e pensadores sociológicos e filosóficos aplicados em minhas produções textuais de forma parafraseada e com base em minha concepção, ou seja, não decorava frases de autoridades. 

Outros aspectos fundamentais para esse resultado foram o acompanhamento psicológico —devido a autocobrança excessiva e aprimoramento pessoal—, psiquiátrico já que possuo o Transtorno de Ansiedade Generalizada, apoio da família (especialmente minha mãe) e de todos os meus mestres do Colégio Estadual Constantino Catarino de Souza.

Entrevista dada ao blog Portal Valle: http://www.lem24horas.com/2019/02/estudante-da-rede-publica-desbanca.html

You May Also Like

0 comentários