A OBMEP (OlimpÃada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) como o próprio nome diz, é uma olimpÃada nacional de matemática em que participam escolas públicas e agora também, particulares.
Ela é dividida em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva contendo 20 questões e normalmente ocorre em junho. A segunda fase por sua vez, acontece em setembro, apresenta 6 questões com itens (a,b,c,d,e,..), sendo todas elas dissertativas e precisam obrigatoriamente de justificativa, isto é, exige-se que o participante explique como chegou a sua resposta e não apenas apresente o resultado, esta explicação deve ser preferencialmente clara, objetiva e simples.
O que posso ganhar participando da OBMEP?
Em primeiro lugar, se você for premiado com alguma medalha poderá participar do PIC ( Programa de Iniciação CientÃfica da OBMEP), o qual proporciona o recebimento de uma bolsa de iniciação cientÃfica do CNPq. Além disso, no ensino superior os medalhistas também poderão candidatar-se ao Programa de Iniciação CientÃfica e Mestrado (PICME). Para mais informações acesse o site da OBMEP.
Como funciona a classificação para participar da segunda fase?
Classificam-se para a segunda fase 5% dos alunos de uma escola, tendo esses obtido as maiores pontuações, que dependendo da instituição, podem variar de 5 a 16 (ou mais) acertos.
Quantas questões tenho que acertar na segunda fase para ganhar uma medalha?
Depende. Cada questão da OBMEP vale de 0 a 20 pontos (os itens não possuem uma pontuação preestabelecida), então isso vai depender da dificuldade da prova, pois se ela for um pouco mais fácil, uma maior quantidade de pessoas obterá uma boa pontuação, assim a nota de "corte" subirá, caso contrário diminuirá um pouco.
Como estudar para a OBMEP?
A principal recomendação é: faça as provas anteriores, principalmente da segunda fase e também os exercÃcios dos bancos de questões. Você os encontra no site da OBMEP.
Em relação ao conteúdo teórico indico:
Tenham um ótimo estudo e uma excelente premiação.